sábado, 19 de fevereiro de 2011




 Gato Persa
História

A história dessa raça tem início no século XVII, quando um viajante italiano chamado Pietro Della Valle passou pela Pérsia (atual Irão) e trouxe consigo alguns dos belos gatos que andavam pelas ruas locais. Ao chegar a Itália, imediatamente esses gatos ganharam a simpatia das pessoas devido a sua pelagem macia e brilhante.
Porém, a moderna raça persa surgiu somente no século XIX, quando esses gatos criados na Itália foram levados a Inglaterra, onde sofreram cruzamentos com gatos da raça angorá. Logo em seguida foi feito um trabalho de melhoramento genético visando obter maior variedade de cores e padrões de pelagem. Há hoje mais de 100 diferentes combinações de cores para gatos desta raça, variando desde o branco neve até o malhado (casco de tartaruga).

Características

Os persas são gatos muito procurados por pessoas que vivem em espaços pequenos, como apartamentos, pois o seu miar é baixo e raro, além do facto destes animais apresentarem um forte apego ao seu dono.
O gato Persa caracteriza-se pela pelagem comprida e sedosa, com uma cabeça grande e redonda, orelhas pequenas e arredondadas com tufos de pelo no interior, olhos grandes e redondos de coloração vívida e patas curtas, porém musculosas. O padrão comum da raça apresenta focinhos achatados (flat face), porém alguns animais possuem focinhos um pouco mais alongados (doll face).
A manutenção de sua pelagem é um pouco trabalhosa, sobretudo devido à formação de nós que ocorrem em consequência do comprimento dos pelos.
O padrão de uma raça é determinado pelas associações que a representam. Assim sendo, existem pequenas variações de associação para associação. Abaixo podemos ver o padrão da FIFe (Federação Felina Internacional).


O persa é tradicionalmente conhecido pelo seu temperamento dócil e tranqüilo, com capacidade de adaptar-se a mudanças ambientais. Possuem uma voz doce e melodiosa, quando comparado às demais raças. Muito carinhoso, demonstra nitidamente o apreço pelo seu proprietário.
Extremamente limpo, "foge" de locais sujos e mal cheirosos, e seus hábitos diários são basicamente a alimentação, higiene e cuidados com o pelo, diversão e sesta.
Espirituosos e brincalhões, encontram diversão nos objetos mais simples, e até nas próprias sombras. Seu interesse por diversão não se altera na fase adulta, continuando a brincar e a provocar seu "dono" para que participe da diversão.
Ele pode permanecer por horas deitado no seu lugar favorito na casa, sem que pareça estar prestando atenção ao que acontece ao seu redor, mas sem perder a aura de aristocrata que tantas pessoas admiram. Os Persas adoram carícias, cafunés e todas as expressões de carinho, e raramente mostram suas garras, a não ser quando "amassam" o nosso colo "ronronando" (é uma demonstração de que estão gostando muito da situação).

O Padrão da Raça


Nas últimas décadas, muitos criadores de gatos Persas, através de processos seletivos nos acasalamentos, foram modificando algumas das suas características: forma mais arredondada do crânio, nariz muito mais curto e com posicionamento mais alto, o que provocou um rosto absolutamente achatado e, conseqüentemente, a mudança do padrão nas Exposições.
Para se ter uma idéia da transformação, um "Grande Campeão" dos anos 70 não teria nenhuma chance competindo hoje. A seguir, a descrição do atual padrão do gato Persa estabelecido pelo Cat Fancier's Association (CFA) dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário